Ano Novo Chinês

Publicado dia: em:

O feriado mais importante para os chineses em todo o mundo é sem duvida, o ano novo chinês. E tudo começou por causa do medo.

Ano Novo Chinês

A lenda de séculos sobre as origens da comemoração do Ano Novo varia muito, mas todos incluem uma história de um terrível monstro mítico que saqueavam os moradores. O nome do monstro era Nian, que também tem o significado de “ano” em chinês.

As histórias também incluem um velho sábio que aconselha os moradores para afastar o mal, fazendo barulhos com tambores, fogos de artifícios e pendurando recortes de papel vermelho e pergaminhos em suas portas, porque por algum motivo o Nian tem medo da cor vermelha.

Os moradores seguindo os conselhos do velho conseguiram conquistar o Nian. No aniversario da data, os chineses reconhecem a “passagem do Nian” conhecido em chinês como guo nian, que também e um sinônimo de comemoração do ano novo chinês.

Calendário Lunar

 

Zodiaco Chines

A data do Ano Novo Chinês muda a cada ano se baseando no calendário lunar. Enquanto o calendário gregoriano ocidental é baseado na órbita da Terra em torno do Sol, na China e na maioria dos Países asiáticos usam o calendário lunar que é baseado na órbita da Lua em torno da Terra. O Ano novo Chinês cai sempre na segunda lua nova após o solstício de inverno. Outros países asiáticos, como a Coréia, Japão e Vietnã também celebram o ano novo segundo o calendário lunar.

Embora tanto no budismo e o taoísmo tem alguns costumes únicos durante o ano novo, o ano novo Chinês é muito mais antigos que ambas as religiões. Como muitas sociedades agrarias, o Ano Novo Chinês esta enraizado em uma celebração da primavera com a Páscoa.

Dependendo de onde o arroz é cultivado na China, a temporada de arroz dura de Maio a Setembro (norte da china), de abril a outubro (Yangtze River Valley), ou de março a novembro (sudeste da china). O Ano Novo foi provavelmente o início dos preparativos para uma nova temporada de crescimento.

Tradições e Costumes

Conhecido como o “movimento da primavera” ou Chunyun, uma grande migração ocorre na china durante esse período, em que muitos viajantes enfrentam multidões para chegar em suas cidades natais.

Embora o feriado dure apenas uma semana, tradicionalmente, é um feriado de 15 dias os quais os céus são iluminados com fogos de artificio, os tambores são ouvidos nas ruas, o brilho das lanternas vermelhas iluminam a noite, recortes de papel vermelho e tapeçarias de caligrafia são pendurados em portas.

As crianças também recebem envelopes vermelhos com dinheiro dentro. Muitas cidades ao redor do mundo também comemoram o Ano Novo chinês com desfiles da dança do dragão e leão.

Ano Novo Chinês vs Festival da Primavera

Na china, as celebrações de Ano Novo Chinês são sinônimos do “Festival da Primavera” e este termo não e muito conhecido. Em 1912, a recém-formada republica da china, governada pelo partido nacionalista, o tradicional feriado de Festival da Primavera, a fim de obter o povo Chinês a transição para celebrar o Ano Novo Ocidental.

Durante este período, muitos intelectuais chineses sentiram que a modernização significava fazer todas as coisas que o ocidente fazia.

Quando os comunistas tomaram o poder em 1949, a celebração do Ano Novo chinês foi visto como feudal e tinha relações com a religião, algo que não se adequava a um chinês ateu. Sob o partido comunista chinês, houve alguns anos em que o ano novo não foi celebrado.

Ao final dos anos 1980, no entanto, como a china começou a liberação de sua economia, as comemorações da festa da primavera tornou-se um grande negocio.

A Televisão Central da China realizou o Ano novo de 1982, que foi e ainda é televisionado em todo o País e, agora, via satélite, para o mundo.

Quer participar do Ano Novo Chinês em São Paulo e assistir uma das melhores apresentações de Wushu Moderno do momento? Então confira a equipe Wushu Life no dia 03/02 na praça da liberdade as 13:25h.

www.wushulife.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 Comentário

  1. Diana disse:

    Que bacana!! Adorei a matéria!! ^^

Gostou dessa matéria?